Vera Ribeiro precisou assumir o controle da Vetnil e ainda enfrentar uma disputa judicial com um sócio; hoje, a empresa de Louveira, no interior paulista, está presente em mais de 17 países
Repórter Publicado em 14 de abril de 2025 às 07h00. Última atualização em 14 de abril de 2025 às 20h52.
Quando fundou a Vetnil em 1994, o médico-veterinário João Carlos Ribeiro tinha o sonho de desenvolver medicamentos veterinários a preços íveis. Acompanhado de perto pela esposa, Vera Ribeiro, o projeto tomou forma em Louveira, no interior de São Paulo. Vera, até então dedicada principalmente à família, esteve ao lado do marido, mas sem ocupar funções de liderança na empresa.
Tudo mudou em 2007, quando João morreu em um acidente aéreo. De repente, Vera precisou deixar a vida de dona de casa para assumir o comando da empresa — e enfrentar uma disputa judicial com um sócio minoritário que tentava tomar o controle.
Depois de meses de batalhas legais, Vera conseguiu a vitória, comprou a participação do ex-sócio e assumiu de vez a presidência. "Foram meses difíceis, mas vencemos. Rumores do mercado diziam que iríamos quebrar, mas desistir nunca foi uma opção", diz Ribeiro.
Especializada em medicamentos e suplementos para animais, a Vetnil atua tanto no mercado pet quanto no segmento de equinos. O portfólio da empresa reúne mais de 120 produtos, focados em saúde e performance.
Em 2024, a empresa atingiu um faturamento de 300 milhões de reais, sendo 70% provenientes do mercado pet. Atualmente, 95% das vendas são no Brasil, mas a empresa também exporta para 17 países, com foco em regiões como América Latina, Emirados Árabes e Chile.
Com sede em Louveira, a empresa se destaca pelo modelo de gestão profissionalizado, que inclui conselho de istração com membros independentes e um comitê executivo que cuida das operações do dia a dia.
A história da Vetnil começou no sítio da família de Vera em Louveira, onde João Carlos montou um haras para criar cavalos e testar suas primeiras formulações. A paixão dele pelo hipismo foi o motor inicial para criar produtos pioneiros no país na área de nutrição para equinos.
Com o tempo, a empresa ampliou o foco e ou a atender também cães e gatos, expandindo o catálogo para medicamentos e suplementos de alta eficácia.
Hoje, além de Vera, os filhos do casal, Bruno e Giuliana Ribeiro, também atuam no negócio. Ambos são sócios e integram o Conselho de istração, participando ativamente dos rumos da companhia.
À frente da empresa, Vera não pretende apenas manter o legado, mas impulsionar a expansão. Em 2024, por exemplo, inaugurou um centro logístico próprio em Louveira. A estratégia também inclui o lançamento de quatro a seis novos produtos por ano, com foco em segmentos estratégicos como anti-inflamatórios, antibióticos e dermatológicos.
No mercado internacional, a prioridade é buscar alianças estratégicas em regiões como América Latina, Ásia e Europa. "Este equilíbrio estratégico nos permite consolidar o mercado doméstico enquanto aumentamos novas parcerias globais ", afirma Vera.
Determinada a fortalecer a posição da Vetnil como referência em saúde animal, Vera aposta em inovação, diversificação e governança sólida para garantir os próximos capítulos da história que começou com um sonho — e foi retomada com muita resiliência.