Decretos suspendem barreiras regulatórias à extração de carvão e os fechamentos previstos de numerosas usinas de energia movidas a carvão em todo o país
Donald Trump: desprezo do presidente pelas energias renováveis é notório há bastante tempo (Mandel Ngan/AFP)
AFP

Agência de notícias

Publicado em 8 de abril de 2025 às 19h26.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou nesta terça-feira, 8, decretos para "potencializar a mineração de carvão" no país para "mais que duplicar" a produção de eletricidade e se manter em dia com a inteligência artificial, que demanda muita energia.

Os decretos suspendem barreiras regulatórias à extração de carvão e os fechamentos previstos de numerosas usinas de energia movidas a carvão em todo o país.

Veja também

O desprezo de Trump pelas energias renováveis é notório há bastante tempo.

Em março, seu governo anunciou uma onda de retrocessos ambientais para desmantelar as políticas verdes de seu antecessor democrata, Joe Biden, que incluíam limites de carbono para as usinas de energia, padrões de emissões para escapamentos e proteções para as vias fluviais.

Também pediu a revisão de uma regra de 2024 que exige às usinas a carvão eliminar quase todas as suas emissões de carbono ou se comprometer a fechar por completo, uma pedra fundamental da agenda climática de Biden.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpCarvãoJoe BidenInteligência artificial
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Desperta

Fique ligado

Nos acontecimentos mais relevantes do Brasil e mundo.

Inscreva-se agora

Mais de Mundo

Mais na Exame