A chegada de Zelensky ao Vaticano ocorre poucos dias depois que Ucrânia e Rússia realizaram suas primeiras negociações diretas desde 2022
Papa Leão XIV durante sua primeira oração do Reginal Caeli na principal galeria central da Basílica de São Pedro no Vaticano. (Tiziana FABI/AFP)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 18 de maio de 2025 às 11h58.

O Papa Leão XIV recebeu neste domingo em uma audiência o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que participou mais cedo da missa de início de seu pontificado, segundo imagens divulgadas pela Santa Sé.

O pontífice deu as boas-vindas à delegação ucraniana no Vaticano, liderada por Zelensky e sua esposa, Olena Zelenska, e as imagens mostram o líder ucraniano apertando a mão do papa.

Veja também

Zelensky também esteve acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores Andrii Sibiga; o chefe do gabinete presidencial, Andriy Yermak; e o embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrii Yurash, entre outros.

Antes do encontro, Zelensky agradeceu a Leão XIV pelo apelo por "uma paz justa" que o papa fez neste domingo em sua cerimônia de entronização, que contou com a presença de mais de 150 delegações de todo o mundo.

O presidente ucraniano também expressou sua esperança de que esse apelo seja "ouvido".

"Agradecemos as palavras especiais pronunciadas hoje durante a missa solene sobre a necessidade de uma paz justa e a atenção dada à Ucrânia e ao nosso povo. Toda nação merece viver em paz e segurança", escreveu Zelensky nas redes sociais.

"Estendemos nossas felicitações pelo início desta missão tão especial. Que as preces por uma paz justa e uma vida digna para todos sejam ouvidas", acrescentou.

"A martirizada Ucrânia aguarda finalmente negociações para uma paz justa e duradoura (...) Imploramos a intercessão de Maria para que nos dê o dom da paz e conceda o conforto aos que sofrem", declarou o novo pontífice.

Autoridades na missa

A missa de início do pontificado de Leão XIV reuniu inúmeras autoridades e chefes de Estado e de governo na Praça de São Pedro, no Vaticano, entre eles o vice-presidente americano JD Vance, sentado na primeira fila, representando o país de origem do novo papa.

Antes do início da cerimônia, Vance pôde ser visto se levantando para apertar a mão de Zelensky, em um gesto de alívio das tensões após a reunião turbulenta que tiveram no Salão Oval da Casa Branca com o presidente Donald Trump em fevereiro.

A chegada de Zelensky ao Vaticano ocorre poucos dias depois que Ucrânia e Rússia realizaram suas primeiras negociações diretas desde 2022 em Istambul em busca de um cessar-fogo.

O Vaticano demonstrou suas habilidades de mediação quando, no funeral do papa Francisco em 26 de abril, organizou uma cúpula improvisada na Basílica de São Pedro entre Trump e Zelensky, que se aproximaram após o tenso encontro em fevereiro.

Em 8 de maio, dia da eleição do novo pontífice, Zelensky o parabenizou e expressou sua esperança de que continuasse a oferecer o "apoio moral e espiritual" que a Ucrânia recebeu do Vaticano de Francisco

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVVolodymyr-Zelensky
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Desperta

Fique ligado

Nos acontecimentos mais relevantes do Brasil e mundo.

Inscreva-se agora

Mais de Mundo

Mais na Exame