Francisco e Bento: o argentino assumiu após o alemão anunciar sua renúncia, em 2013 (AFP/AFP)
Redação Exame
Publicado em 11 de março de 2013 às 17h08.
Última atualização em 8 de maio de 2025 às 13h30.
O mundo aguarda pelo Conclave da Igreja Católica, que decidirá o próximo Papa. A reunião, da qual participam 133 cardeais, começou nesta quarta-feira, 7. Na tarde desta quinta, 8, a tradicional fumaça branca que anuncia a escolha de um novo Papa ficou visível na Capela Sistina, no Vaticano.
Após a morte do Papa Francisco, o interesse sobre a história do papável, e as apostas sobre quem pode ser seu sucessor, cresceram significativamente entre leitores.
Abaixo, confira a lista dos 11 últimos Papas. À exceção de Bento XVI, João Paulo II e Francisco, todos eram italianos:
12 anos de pontificado. Foi o primeiro papa vindo da América Latina. Escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo de simplicidade e proteção dos marginalizados.Nomeado bispo em 1992 e cardeal em 2001, Francisco se destacou já no início do cardinalato ao pedir que fiéis argentinos evitassem viajar a Roma e doassem aos pobres. Seu papado foi marcado por reformas istrativas na Igreja Católica, combate à corrupção no Vaticano e mudanças na abordagem sobre questões sociais.
Oito anos de pontificado. De nacionalidade alemã, foi o "Papa teólogo", considerado um grande intelectual e conhecedor profundo dos dogmas. Surpreendeu ao anunciar sua renúncia - um ato sem precedentes em sete séculos - alegando "falta de forças". Recebeu o título de "Papa emérito" e coabitou no Vaticano com seu sucessor. Ele morreu em dezembro de 2022.
26 anos. Primeiro Papa não italiano desde Adriano VI (século XVI) e o único Papa polonês. Seu pontificado foi um dos mais longos da história.
Morreu subitamente 33 dias após a sua eleição.
15 anos. Nomeou cardeais seus três sucessores.
Cinco anos. Foi o artífice do Concílio Vaticano II, que renovou a Igreja.
19 anos. Foi Papa durante a Segunda Guerra Mundial e foi acusado por historiadores e pela comunidade judaica de permanecer em silêncio frente ao Holocausto nazista.
17 anos. Enfrentou a eclosão do comunismo e do fascismo na Europa.
Oito anos. Teve intensa atividade diplomática durante a Primeira Guerra Mundial.
Onze anos. Primeiro Papa desde o século XVI que foi canonizado.
25 anos. Foi um grande defensor da doutrina social da Igreja.
*matéria atualizada em 7 de maio para inclusão do início do Conclave.