Mundo

Novo grupo de 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil

Do total, 24 ficaram em Fortaleza e os demais seguiram para Confins (MG)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de maio de 2025 às 17h01.

O governo federal informou que chegou ao Brasil, no sábado, 24, um grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Três deles possuem pendências com a Justiça brasileira e foram mantidos sob custódia da Polícia Federal.

Dos 103 deputados , 76 seguiram para o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).Entre os repatriados, 90 são homens e 13 mulheres

Eles foram recebidos pelo governo por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e de outras áreas, incluindo as pastas da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Defesa.

O objetivo da operação, segundo o governo federal, é garantir acolhimento humanizado aos repatriados e oferecer apoio logístico para o deslocamento às cidades de origem, contato com familiares e, quando necessário, abrigo temporário.

A recepção incluiu a entrega de kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientações para o a serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema Único de Saúde (SUS), Defensoria Pública da União e atendimento consular.

Pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQIA+, recebem acompanhamento especializado.

Entre fevereiro e maio, o Brasil recebeu 783 deputados, principalmente nos Estados Unidos. Em janeiro, um grupo de brasileiros desembarcou no Aeroporto de Manaus algemado. O voo que saiu dos Estados Unidos tinha como destino o Aeroporto de Confins, em Minas, mas por causa de problemas técnicos precisou pousar na capital do Amazonas.

Em janeiro deste ano, quando 88 brasileiros foram deportados dos EUA, a operação gerou ime entre o governo do presidente Lula e o governo dos Estados Unidos. O avião fretado pelo governo americano precisou fazer um pouso em Manaus e as autoridades americanas queriam seguir para Confins (MG) com os brasileiros algemados, o que as autoridades brasileiras não permitiram.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia

Leão XIV toma posse da cátedra de bispo de Roma na basílica de São João de Latrão

Espanha propõe embargo de armas a Israel para parar guerra na Faixa de Gaza