Mundo

Musk se reúne com congressistas para discutir cortes de orçamento nos EUA

Bilionário lidera comissão de Trump e busca convencer legisladores sobre drásticos cortes no orçamento federal

Elon Musk se reúne com congressistas para discutir cortes orçamentários nos EUA (AFP/AFP)

Elon Musk se reúne com congressistas para discutir cortes orçamentários nos EUA (AFP/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 20h48.

Tudo sobreElon Musk
Saiba mais

O bilionário Elon Musk, designado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para liderar uma comissão dedicada à "eficiência governamental", se reuniu nesta quinta-feira, 5, em Washington com congressistas para discutir suas propostas de drásticos cortes orçamentários. Musk chegou à capital americana junto com o empresário republicano Vivek Ramaswamy, também escolhido por Trump para comandar esse órgão encarregado de reduzir os gastos federais. A missão dos dois é convencer os membros do Congresso dos objetivos e méritos dessa nova comissão.

"O começo de uma aventura. Um novo dia para os Estados Unidos! [...] É um momento histórico para o país", comemorou o republicano Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes. "Elon e Vivek dispensam apresentações… A maioria dos americanos sabe do que são capazes e o que já fizeram", acrescentou. Johnson afirmou que "o governo é grande demais". "Há coisas demais e quase nada é feito direito, e os contribuintes merecem algo melhor", disse.

Trump, que volta à Casa Branca após sua vitória eleitoral em novembro, ofereceu esse posto ao dono da Tesla, da SpaceX e do X após receber seu apoio durante a campanha. "Em 5 de novembro, os eleitores deram a Donald Trump um mandato claro para uma mudança radical e eles têm direito a isso", declararam Musk e Ramaswamy em uma coluna do Wall Street Journal no mês ado.

Objetivos da Reunião

Estão na pauta da reunião dos bilionários com os legisladores "como eliminar regulamentações, reduzir a istração federal e economizar dinheiro" público, indicou Johnson.

As propostas de Musk e Ramaswamy visam um corte drástico no tamanho do governo, que segundo eles, está sobrecarregado e ineficiente. Se implementadas, essas mudanças poderiam ter um impacto significativo nas finanças federais, além de alterar a forma como os serviços públicos são prestados nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEleições EUA 2024Donald Trump

Mais de Mundo

Dois funcionários da embaixada de Israel são mortos a tiros em Washington; veja vídeo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália