Marketing

“Hello, Borto”: os planos da Motorola para competir com Apple e Samsung

Entre as iniciativas da marca estão um novo celular de 10 mil reais, linha de órios com fones de ouvido da Bose e campanha com o piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto

Campanha da Motorola com Gabriel Bortoleto: patrocínio (Motorola/Divulgação)

Campanha da Motorola com Gabriel Bortoleto: patrocínio (Motorola/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 20 de maio de 2025 às 11h12.

Última atualização em 20 de maio de 2025 às 20h19.

Tudo sobreMotorola
Saiba mais

Um bom posicionamento de marca se faz com produto e com comunicação. A Motorola está atacando nessas duas frentes para competir com Apple e Samsung pela preferência dos consumidores de alta renda.

A marca de origem americana que hoje pertence à chinesa Lenovo apresentou em um evento fechado na semana ada os novos celulares das famílias razr 60 e edge 60. O destaque ficou para o razr 60 ultra, o dobrável mais poderoso do mundo, segundo a Motorola.

Esse celular vem cheio de predicados. Traz o processador Snapdragon 8 ELITE, é o único com acabamento italiano Alcantara e traz tela em Corning Gorilla Glass Ceramic, a mais resistente em um dobrável. São quatro cores disponíveis, todas da parceria da marca com a Pantone.

Acordo com Gabriel Bortoleto e Fórmula 1

O preço acompanha a qualidade anunciada do celular. O razr 60 ultra com tela aberta de 7 polegadas sai por de 9.999 reais. Ainda fica abaixo do Galaxy Z Fold da Samsung (15.799 reais) e do iPhone 16 Pro Max (13.999). Mas não há dúvida que o valor do telefone da Motorola está voltada para o público A.

A campanha de apresentação do novo razr 60 ultra traz um filme inédito com a participação do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto de Fórmula 1, que a partir deste ano ou a ser patrocinado pela marca, em versões de 15 e 30 segundos para TV aberta, cinema, streaming e redes sociais. No filme, o famoso mote da Motorola, “Hello, Moto”, é trocado por “Hello, Borto”.

A Motorola estreou este ano como patrocinadora global de smartphones da Fórmula 1. Trata-se de um acordo mais amplo da Lenovo, que prevê fornecimento de notebooks, smartphones e tablets para as equipes que disputam a principal categoria de automobilismo do mundo.

Campanha global gravada na Bienal do Ibirapuera

Outras peças estão sendo veiculadas para falar dos lançamentos. Um filme que está sendo apresentado globalmente para a linha edge foi gravado no prédio da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, com jovens ocupando os espaços, em uma pegada street. O edge 60 pro já é um celular mais ível, em comparação com o razr 60 ultra. A versão com 256gb custa 3.999 reais.

Já a peça do razr 60 ultra mostra uma mulher muito sofisticada, tirando foto do seu gatinho com o novo smartphone. “Nosso novo posicionamento com enfoque nos modelos tem uma abordagem expressiva e diversa, que contempla os mais diferentes estilos de vida e totalmente alinhado com nosso pilar lifestyle tech”, explica Stella Colucci, diretora de marketing da Motorola no Brasil.

Segundo a executiva, a campanha é inspiracional, ousada e poética. “O direcional é o indivíduo que não pede permissão, vive sem remorso e abraça sua individualidade. A Motorola amplifica a expressão de seu eu autêntico sem justificativa. O cerne da atitude da empresa, ousada e fiel a si mesma, está presente para reforçar seu mote principal de lifestyle tech”, diz.

Razr 60 ultra da Motorola

Razr 60 ultra da Motorola: celular dobrável (Motorola/Divulgação)

Os bons resultados da Motorola

A marca vive um bom momento. No terceiro trimestre do ano fiscal da empresa, entre 2024 e 2025, foi registrado um crescimento global de 21% em receita e 15% em vendas.

Esse crescimento é registrado em todas as regiões do mundo. Na América do Norte, a Motorola tem o maior market share em celulares pré-pagos e nos dobráveis. Na América Latina, está em segundo lugar, com forte incremento no .

Os maiores índices de crescimento foram registrados nas regiões Ásia e Oceania, com 156%, e na China, com 132%. Na Europa, o índice foi de 28%.

Os novos fone e smartwatch

Dentro da estratégia de conversar com o público a está a expansão do portfólio de dispositivos com os novos moto watch fit e moto buds loop, com tecnologia Sound by Bose e com uma versão decorada com cristais Swarovski. Essa nova família de produtos que completa o ecossistema da Motorola agora se chama Moto Things.

O moto buds loop com tecnologia Sound by Bose é o primeiro fone open-ear da Motorola. A ideia é que, para além de um gadget, ele funcione como um ório de moda, com uma estrutura leve, que se molda no meio da orelha do usuário.

O fone funciona com qualquer dispositivo com Bluetooth. Os usuários podem acionar ações do chamado moto ai, como é chamado o recurso de inteligência artificial da marca. Com um comando de voz, eles podem receber um resumo das notificações ou iniciar uma gravação de uma reunião, por exemplo.

O aparelho é equipado com drivers de 12 mm, que proporcionam alta qualidade de som. Conta ainda com revestimento repelente á água e conta com até 8 horas de duração da bateria com uma única carga e um total de 37 horas no estojo. O fone estará disponível para venda em julho.

Já o moto watch fit vem com conectividade para monitorar treinos e atividades de bem-estar. O smartwatch tem estrutura ultrafina de alumínio e tela OLED de 1,9 polegada, a maior da categoria, que facilita a verificação de notificações, o controle de músicas ou a personalização dos mostradores de relógio. O preço é bastante convidativo para um smartwatch: 999 reais. A Motorola quer falar com o topo da pirâmide, sim. Mas sem esquecer a base.

Acompanhe tudo sobre:MotorolaAppleSamsungCelularesFórmula 1Lenovo

Mais de Marketing

Starbucks e Farm Rio lançam coleção com estampas tropicais em copos e garrafas

Videocast traz bastidores de campanhas vencedoras do MMA Smarties Brasil

Estudo propõe o fim das gerações nas estratégias para conectar marcas e consumidores

Tinder da influência? Nova plataforma conecta marcas a creators e colaboradores