Invest

Quase 70% da Geração Z usa TikTok e Instagram para tomar decisões financeiras

Apesar disso, gen z reconhece a importância de validar as informações com especialistas.

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 22 de maio de 2025 às 09h55.

Uma pesquisa recente, realizada pelo aplicativo bancário Spruce, da H&R Block, revelou que praticamente 70% da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) itiu ser influenciada por dicas e tendências financeiras das redes sociais. 

Com as respostas de 2.200 adultos dos Estados Unidos, foi possível constatar que, em comparação à Geração Z, apenas 51% dos Millennials e 27% da Geração X seguem essas tendências. 

Já uma pesquisa realizada pela Charles Schwab mostra números ainda maiores: 72% da Geração Z dos entrevistados afirmaram que procuram conselhos de finanças na internet, comparado com 57% dos Millennials e 38% da Geração X. 

Ao jornal Inc., o vice-presidente da Spruce — John Thompson — afirmou que a prática deve ser usada com moderação e as dicas devem sempre ser checadas por um profissional. 

“As redes sociais podem ser um ótimo ponto de partida para inspiração e ideias, mas também é importante complementar essas informações com uma pesquisa pessoal ou com orientação de um especialista financeiro”, disse o executivo. 

Ainda segundo a pesquisa, o TikTok é a plataforma mais utilizada para informações financeiras, seguido pelo Instagram, Facebook e podcasts

Apesar de preferir as redes sociais para a busca desses conselhos, as respostas da Geração Z revelaram que os jovens estão conscientes de que as dicas precisam ser verificadas e validadas. De acordo com o estudo da Schwab, eles classificaram as redes sociais como menos confiáveis entre as outras fontes de informações financeiras

Mesmo assim, os jovens adultos tendem a confiar nas mídias online mais do que os mais velhos. Cerca de 32% dos entrevistados da Geração Z consideram o TikTok como uma fonte confiável, em relação a apenas 13% da Geração X.

Acompanhe tudo sobre:TikTokGeração ZFinançasRedes sociaisInstagramFacebook

Mais de Invest

Banco do Brasil (BBAS3) vai pagar R$ 516, milhões em dividendo; veja quem tem direito

Família bilionária da Chanel pode abrir mão de dividendos em meio a queda de lucro

Preço do petróleo recua mais de 1% com possível aumento na oferta da Opep+

Nike anuncia aumento de preços nesse país a partir de semana que vem