istração Nacional de Dados anuncia diretrizes para integrar mercado de dados e fortalecer indústria digital até o final do ano
Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios (Freepik/Divulgação)
China2Brazil

Agência

Publicado em 16 de maio de 2025 às 15h12.

A istração Nacional de Dados da China divulgou recentemente o Plano de Ação para a Construção da China Digital 2025, que estabelece diretrizes para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura digital e promover a estratégia “Inteligência Artificial +”, segundo informou a agência de notícias Xinhua.

Metas e prioridades do plano

O documento define como prioridade a reforma orientada ao mercado na alocação de elementos de dados. A proposta é acelerar a criação de um mercado nacional de dados integrado, estimular uma economia digital baseada em dados como insumo central e adaptar a implementação conforme as características de cada região do país.

Veja também

De acordo com o plano, até o final de 2025, a construção da China Digital deverá alcançar avanços significativos. Entre as metas, estão o crescimento contínuo da nova produtividade digital de alta qualidade, a elevação da qualidade e da eficiência do desenvolvimento econômico digital e o aumento da participação das principais indústrias digitais no Produto Interno Bruto ( PIB ), com valor agregado superior a 10%.

Ações estratégicas para o desenvolvimento digital

O plano implementa ações importantes em oito áreas, incluindo:

Entende-se que o plano é o primeiro documento emitido pelo National Data Bureau para departamentos locais de gerenciamento de dados, visando orientar a construção da China Digital.

Acompanhe tudo sobre:ChinaTecnologiaInteligência artificial
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Desperta

Fique ligado

Nos acontecimentos mais relevantes do Brasil e mundo.

Inscreva-se agora

Mais de Inteligência Artificial

Mais na Exame