Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Reino Unido descarta reserva de bitcoin: ‘Não achamos que é apropriado para o mercado’

Integrante do governo britânico disse que o país não tem planos para usar o bitcoin como um ativo de reserva de valor, mas não criticou decisão dos EUA

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 6 de maio de 2025 às 12h06.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 12h33.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

O governo do Reino Unido descartou nesta terça-feira, 6, a criação de uma reserva estratégica de bitcoin. Emma Reynolds, secretária econômica do Ministério do Tesouro, afirmou que o projeto "não está nos planos" do país e que ele "não seria apropriado" para o mercado britânico.

Questionada sobre o tema, Reynolds disse que "nós não achamos que [a reserva] seria apropriada para o nosso mercado. Nós entendemos o que os Estados Unidos estão buscando, mas esse não é o nosso plano". Por outro lado, ela disse que o país buscará cooperar com os EUA em outros temas.

Apesar de rejeitar a criação de uma reserva de bitcoin, a secretária disse que o Reino Unido está explorando outros usos para a tecnologia blockchain, um deles seria a emissão de títulos de dívida pública. Os testes desse projeto estão avançando, e um emissor pode ser escolhido até o final de setembro.

Do ponto de vista regulatório, Reynolds disse que o país não deve adotar a mesma abordagem que os Estados Unidos. A tendência, segundo a política, é que o Reino Unido adote um regime regulatório para o mercado de criptomoedas mais parecido com o da União Europeia.

A posição do país, destacou, é que a regulação de ativos digitais deve ocorrer "no mesmo perímetro regulatório em que as empresas tradicionais de serviços financeiros operam. Essencialmente, o que estamos falando é que, se tem o mesmo risco, é preciso ter a mesma abordagem".

"Existe um limite para as coisas que o governo pode fazer [na regulação]. Nós entendemos que algumas dessas coisas são um pouco mais amorfas, e a área descentralizada é particularmente difícil" de regular, pontuou ainda a secretária do governo britânico.

Reserva de bitcoin

O presidente Donald Trump criou uma reserva estratégia de bitcoin em março deste ano. A ideia é usar a criptomoeda como um ativo de reserva de valor. A reserva é formada por unidades da moeda digital que foram apreendidas pelo país ao longo dos anos.

Apesar de o governo dos Estados Unidos ter defendido as vantagens da estratégia, a criação ainda não se alastrou por outros países. No momento, apenas El Salvador possui uma reserva semelhante, com projetos em análise em outros países, incluindo o Brasil.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinReino UnidoCriptomoedasEstados Unidos (EUA)

Mais de Future of Money

Governo zera imposto para importação de equipamentos de mineração de bitcoin

Após novo recorde do bitcoin, investidores já apostam em salto para US$ 1 bilhão

Fifa anuncia criação de blockchain próprio e migração de plataforma de NFTs

Méliuz quer investir mais R$ 150 milhões em bitcoin e avalia estratégias de captação