Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

O futuro do bitcoin está em risco? Especialistas apontam a maior ameaça para a criptomoeda

Especialistas apontam que avanços tecnológicos e novos fatores externos ampliam ameaçadas para a criptomoeda

BeInCrypto
BeInCrypto

Portal de notícias

Publicado em 28 de março de 2025 às 16h44.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

O bitcoin, a criptomoeda pioneira do mercado, transformou a forma como as pessoas em todo o mundo enxergam finanças e dinheiro. No entanto, com o avanço tecnológico e a evolução de fatores externos, a moeda digital enfrenta desafios estruturais que podem impactar sua existência e crescimento no futuro.

Uma discussão recente entre líderes do setor destacou riscos significativos que podem representar um evento cisne negro para o futuro do bitcoin.

Lyn Alden, fundadora da Lyn Alden Investment, perguntou recentemente: “Qual é o maior risco estrutural para o bitcoin nos próximos 5 a 10 anos?”. A questão gerou grande atenção e respostas de investidores, especialistas e líderes do setor, revelando preocupações urgentes.

Um dos riscos mais mencionados é a ameaça representada pela computação quântica. Nic Carter, sócio-geral da Castle Island Ventures, respondeu de forma concisa: “Quantum”. Sua resposta foi amplamente endossada. "Concordo cada vez mais. Esse foi o catalisador para minha pergunta, na verdade", respondeu Lyn Alden a Nic Carter.

Computadores quânticos futuros podem quebrar os algoritmos de criptografia que protegem o bitcoin, como o Elliptic Curve Digital Signature Algorithm (ECDSA), que garante a segurança das carteiras. Se surgir um computador quântico suficientemente poderoso, ele poderá forjar s digitais, permitindo que invasores roubem bitcoin de qualquer carteira com uma chave pública exposta.

De acordo com pesquisa da River, um computador quântico com 1 milhão de qubits poderia quebrar um endereço de bitcoin. A Microsoft afirmou que seu novo chip, chamado Majorana, está pavimentando o caminho para esse marco. Isso levanta uma questão urgente: quanto tempo o bitcoin tem antes de precisar se tornar resistente à computação quântica?

Embora a ameaça da computação quântica seja evidente, alguns argumentam que um desafio mais imediato é se a comunidade do bitcoin conseguirá chegar a um consenso e implementar soluções resistentes à computação quântica a tempo.

"Isso seria não chegar a um consenso rápido o suficiente sobre a implementação de um algoritmo de hash resistente à computação quântica", comentou Stillbigjosh, ex-especialista em cibersegurança da Flutterwave.

No entanto, o fundador da BlockTower, Ari Paul, destacou que a rede do bitcoin enfrenta um risco mais imediato, já que os custos de ataque caíram significativamente.

"Alguém vendendo a descoberto mais de 10% da capitalização de mercado do bitcoin e gastando cerca de 1/10 disso para obter 51% de controle do poder de hash e minerar blocos vazios indefinidamente, efetivamente desligando a rede. Pode-se bifurcar o algoritmo de PoW, mas isso significa que o ataque à nova rede agora custa menos de 1/1000 do anterior", observou Ari Paul.

*Matéria original por Nhat Hoang no BeinCrypto, portal parceiro da EXAME.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedas

Mais de Future of Money

Brasil mostra sua força como exemplo de inovação tecnológica para a América Latina

Segurança financeira na era digital: o impacto da IA na prevenção de crimes cibernéticos

Está tarde para investir em cripto? 5 motivos para acreditar que os ganhos estão só começando

Bitcoin a US$ 250 mil: essa previsão pode acontecer de verdade?