Economia

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

A falha foi identificada em sistemas dessa empresa, sem afetar dados sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou saldos bancários

Banco Central também esclareceu que as notificações sobre o incidente serão realizadas exclusivamente por meio de canais oficiais das instituições bancárias (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Banco Central também esclareceu que as notificações sobre o incidente serão realizadas exclusivamente por meio de canais oficiais das instituições bancárias (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 9 de maio de 2025 às 11h35.

Última atualização em 9 de maio de 2025 às 12h12.

Tudo sobrePIX
Saiba mais

O Banco Central do Brasil (BC) informou a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados pessoais de usuários vinculados a chaves Pix sob a responsabilidade da Cashway Tecnologia da Informação.

A falha foi identificada em sistemas dessa empresa, sem afetar dados sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou saldos bancários.

O incidente envolveu apenas informações cadastrais, as quais não permitem o a contas bancárias ou movimentação de recursos. Essas informações, portanto, não representam risco direto para os usuários, uma vez que são limitadas à identificação cadastral.

Como serão notificadas?

O Banco Central também esclareceu que as notificações sobre o incidente serão realizadas exclusivamente por meio de canais oficiais das instituições bancárias, como aplicativos e internet banking. Não serão utilizados outros meios de comunicação, como mensagens por SMS, e-mails ou telefonemas, a fim de evitar fraudes.

Mesmo sem ser uma exigência legal, devido ao baixo impacto para os usuários, o BC decidiu tornar o incidente público, reforçando seu compromisso com a transparência.

Além disso, o BC confirmou que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para investigar o ocorrido, e que a instituição pode aplicar as sanções previstas pela regulação vigente.

Procurada pela EXAME, a Cashway informou que "identificou um o indevido a um ambiente de testes. O incidente consistiu em uma tentativa de consulta de 50 chaves Pix no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), sem qualquer sucesso em comprometer informações sensíveis ou realizar transações".

A empresa reforçou ainda que não houve vazamento de dados, prejuízo financeiro ou impacto nos sistemas utilizados por nossos clientes.

Segundo a Cashway, assim que a atividade foi detectada, o ambiente de teste foi desativado. Eles afirmam ainda que o Banco Central foi informado e está recebendo todo o e necessário, incluindo logs e evidências técnicas.

Acompanhe tudo sobre:PIXBanco Central

Mais de Economia

Residências entrarão no mercado livre de energia elétrica em 2027

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária

INSS: Ministério Público Federal recomenda que cidadãos vulneráveis sejam ressarcidos em 30 dias