Inscrições vão começar nesta sexta-feira, 16. Primeira fase de provas, com questões objetivas, está prevista para o dia 20 de julho
Com provas a partir de julho, seleção exige domínio de dois idiomas, história, geopolítica, línguas e direito; processo é um dos mais concorridos do país (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Publicado em 15 de maio de 2025 às 09h34.

Se você sonha em ser um diplomata, chegou a hora de se preparar. O Ministério das Relações Exteriores publicou o edital do novo Concurso de issão à Carreira de Diplomata (CACD), uma das seleções mais disputadas do Brasil. São 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, o primeiro o da carreira diplomática, com salário inicial de R$ 22.558,56.

As inscrições começam nesta sexta-feira, 16 de maio, às 10h, e vão até 4 de junho, pelo site do Cebraspe , banca organizadora. A taxa é de R$ 229, mas doadores de medula óssea e pessoas inscritas no CadÚnico podem solicitar isenção.

Veja também

Veja o edital clicando aqui

Quando serão as provas?

A primeira fase de provas, com questões objetivas, está marcada para o dia 20 de julho, com aplicação em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Já a segunda fase, com provas discursivas, será aplicada entre 23 e 31 de agosto.

O edital também prevê ações afirmativas: 10 vagas reservadas para candidatos negros, 3 para pessoas com deficiência e a convocação adicional de 75 candidatas mulheres para a segunda fase, com o objetivo de ampliar a representatividade feminina na carreira diplomática.

O que faz um diplomata?

Diplomatas são servidores públicos concursados que representam o Brasil no exterior. Entre suas funções estão a negociação de interesses nacionais em conferências e organismos internacionais, a representação do Estado brasileiro e o atendimento a cidadãos em embaixadas e consulados.

Quem pode participar?

Podem se inscrever brasileiros natos com curso superior reconhecido pelo MEC. Segundo Jean Marcel Fernandes, ministro de carreira e professor do Gran Cursos Online, é comum que os aprovados tenham dedicado de dois a três anos de estudo antes de ar no processo seletivo.

Como funciona o concurso?

A seleção é dividida em duas fases:

1ª fase (objetiva) — 20 de julho
240 questões do tipo certo ou errado sobre:

2ª fase (discursiva) — 23 a 31 de agosto
Provas escritas eliminatórias e classificatórias nas seguintes disciplinas:

Cronograma do concurso

Acompanhe tudo sobre:Concursos públicosConcursosItamaraty
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Carreira 3.0

Fique ligado

Nas principais tendências de carreira e do mercado.

Inscreva-se agora

Mais de Carreira

Mais na Exame