Carreira

Procurando emprego? Para superar a concorrência, essas duas habilidades devem estar no seu currículo

Pesquisa da Microsoft e do LinkedIn revela que dois terços dos executivos só contratam profissionais com habilidades em inteligência artificial. Especialistas apontam quais competências são as mais valorizadas e como elas podem ser a chave para avançar na carreira

Ao utilizar os PATs, as empresas têm a vantagem de aumentar a visibilidade das oportunidades de emprego (Envato Divulgação)

Ao utilizar os PATs, as empresas têm a vantagem de aumentar a visibilidade das oportunidades de emprego (Envato Divulgação)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 26 de maio de 2025 às 13h33.

Um levantamento recente feito pela Microsoft e pelo LinkedIn aponta que dois em cada três diretores seniores e executivos de alto escalão não contratariam alguém que não tenha habilidades em IA. O dado integra o Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho de 2024, divulgado por CNBC Make It.

Nesse cenário de transformação, não basta apenas ter interesse pela tecnologia. É preciso saber aplicá-la. Com uma infinidade de cursos e certificações disponíveis online, especialistas recomendam que os profissionais invistam em duas habilidades específicas que vêm se destacando entre recrutadores: engenharia de prompts e aprendizado de máquina.

Não fique para trás. Por R$ 37, você vai aprender do zero como aplicar ferramentas de IA na sua carreira. Para garantir vaga, clique aqui

Prompting: a linguagem da nova era

A engenharia de prompts — ou prompting — é a prática de formular perguntas e comandos precisos para extrair o máximo das ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT. Essa habilidade permite que o profissional direcione a tecnologia de forma estratégica, seja para analisar dados, identificar tendências ou criar conteúdos personalizados.

Além disso, há uma infinidade de cursos sobre engenharia de prompts. Especialistas recomendam que, após concluir uma dessas formações, os profissionais destaquem o certificado no currículo e criem uma seção dedicada às competências em IA em seus perfis no LinkedIn.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

Aprendizado de máquina: o diferencial técnico

Já o aprendizado de máquina, ou machine learning, é um campo mais técnico da IA, mas cada vez mais valorizado no mercado. Ele permite que computadores identifiquem padrões e realizem tarefas com base em grandes conjuntos de dados, imitando o modo como os humanos aprendem e tomam decisões.

Mesmo que o aprendizado de máquina não se aplique diretamente a todos os cargos, vale a pena estudá-lo e explorar como ele pode ser integrado à realidade da sua função.

Esse curso ensina IA do zero

Para aqueles que desejam começar uma carreira no mercado de IA, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor.

Durante o treinamento, os alunos irão:

  • Conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado.
  • Descobrir os bastidores de casos de sucesso.
  • Traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE IA

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Esses são os seis erros financeiros que a geração Z comete — e que podem te ajudar a não cometer

Este bilionário diz para você não confiar no ChatGPT: 'Nunca é a resposta. É a ferramenta'

Ela fez carreira no mercado financeiro do zero. Veja conselhos que ela dá: ‘Ninguém cresce sozinho’

Segredos que você precisa saber sobre como se tornar um CEO — ou apenas liderar um