Após ser demitida da Meta, Chikara Kennedy repensou a carreira e fundou uma empresa de coaching feminino
Chikara Kennedy (Fonte: Instagram | Reprodução)

Publicado em 20 de maio de 2025 às 12h01.

Quando Chikara Kennedy soube que sua posição na Meta também seria eliminada durante a onda de demissões de 2023, a notícia caiu como um golpe inesperado.

Ela não apenas havia ajudado a desenhar os próprios processos que nortearam os cortes na empresa como também era considerada uma profissional de desempenho exemplar, com quase 15 anos de experiência em recursos humanos.

Veja também

Chikara ocupava o cargo de gerente sênior de RH na Meta, onde foi contratada em 2018 para o escritório de Chicago.

Em 2020, tornou-se funcionária remota devido à pandemia e, em 2022, mudou-se para Washington, D.C., buscando a proximidade da família durante o processo de divórcio.

Com um portfólio robusto que incluía gestão de desempenho, coaching e reestruturação organizacional, ela se viu no centro das decisões estratégicas da companhia — inclusive nos momentos mais difíceis. As informações foram retiradas do Business Insider.

Uma demissão que levou ao renascimento

Em meio a uma das maiores reestruturações da gigante de tecnologia, Chikara também foi desligada. A experiência a fez mergulhar em um processo emocional profundo, ando por todas as fases do luto.

"Fiquei brava, triste, envergonhada e incrédula"relata

O impacto foi ainda mais potente considerando seu histórico de excelência: boas avaliações, reconhecimento interno e relações sólidas dentro da companhia.

Mesmo os melhores profissionais podem ser surpreendidos por mudanças fora do seu controle.

Reinvenção pessoal e profissional

Ao invés de buscar recolocação imediata, Chikara optou por dar um o atrás. Desligou o celular, comprou uma agem para Bali e embarcou em uma jornada pessoal sem roteiro, buscando silêncio e reconexão com suas próprias vontades.

Entre meditações, conversas com estranhos e sessões de respiração, ela se permitiu refletir:

“Se não estou reagindo por mágoa, vergonha ou necessidade de provar que sou boa o suficiente para conseguir outro emprego imediatamente, o que eu realmente quero fazer?”

A resposta surgiu com força: fundar sua própria empresa — a Power Coaching and Consulting.

Hoje, aos 42 anos, Chikara divide seu tempo entre Playa del Carmen, no México, e Washington, D.C., conduzindo retiros voltados ao empoderamento feminino e à transformação pessoal.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Carreira 3.0

Fique ligado

Nas principais tendências de carreira e do mercado.

Inscreva-se agora

Mais de Carreira

Mais na Exame