Carreira

Menos ruído, mais liderança: o poder do “não” como forma dos líderes protegerem sua paz mental

Filtrar conteúdos, impor limites e buscar autenticidade são estratégias-chave para liderar com clareza e propósito

 (DragonImages/Thinkstock)

(DragonImages/Thinkstock)

Publicado em 14 de maio de 2025 às 10h46.

Última atualização em 14 de maio de 2025 às 10h47.

Em tempos em que a hiperconexão dita o ritmo da vida profissional e pessoal, saber o momento certo de se desconectar é uma habilidade de liderança fundamental.

As estratégias para manter a sanidade mental em meio ao excesso de informações e pressões sociais são práticas especialmente relevantes para profissionais em cargos de gestão, que precisam tomar decisões assertivas e inspirar suas equipes.

Seletividade como ato estratégico

O primeiro o é compreender que, sem filtros, a enxurrada de opiniões, dados e tendências pode ofuscar a capacidade de pensar estrategicamente. Para quem lidera, isso representa um risco direto à performance.

Ao estabelecer limites na quantidade e qualidade da informação consumida, o profissional de gestão protege seu tempo e energia.

Pressões sociais e a força da autenticidade

Outro ponto de alerta é a pressão social sobre líderes. Muitas vezes, gestores enfrentam cobranças que vão além do desempenho: são questionados sobre suas posições políticas, estilo de vida e decisões pessoais.

A resposta proposta pelo texto é a autenticidade. Em vez de se adequar a cada expectativa externa, o líder deve escolher responder com honestidade e, se necessário, estabelecer limites claros.

Frases como “Interessante, vou dar uma olhada” ou “Está tudo bem, obrigado por se importar comigo” funcionam como válvulas de escape elegantes para situações de pressão.

A abordagem da escuta ativa também é apresentada como ferramenta estratégica. Em vez de se ver obrigado a responder prontamente a qualquer provocação, o gestor pode inverter a lógica da conversa, perguntando ao interlocutor o que o leva a valorizar determinado assunto.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Jovem da Geração Z alcançou 140 milhões no LinkedIn e transformou sua carreira usando IA

‘Prompt Masters’: quem são os profissionais que ganham dinheiro só com comandos de IA

O novo LinkedIn: como a IA está moldando o networking e a busca por emprego

Você ainda está usando IA como iniciante? Veja os 3 erros que te fazem parecer ultraado