(Thinkstock/crossstudio)
Redatora
Publicado em 22 de maio de 2025 às 12h05.
Se uma empresa não defende um propósito claro, é bem provável que também não se destaque em seu setor.
Em um cenário corporativo cada vez mais movido por valores, a liderança que se apoia apenas em metas financeiras perde fôlego diante daquelas que conduzem seus negócios com um sentido maior.
A Starkey, por exemplo, é um caso emblemático dessa abordagem: seu propósito — conectar pessoas por meio da audição — tornou-se não apenas seu diferencial competitivo, mas também o motor de engajamento da equipe e um marco na indústria da saúde auditiva.
As informações foram retiradas da Entrepreneur.
A Starkey não vende apenas aparelhos auditivos. A empresa, uma referência em tecnologia para audição, transformou sua missão em uma causa que mobiliza toda a cadeia do setor.
Ao identificar o estigma em torno da perda auditiva como um obstáculo real, a companhia redefiniu seu papel no mercado: ela não apenas oferece soluções técnicas, mas também lidera uma frente que visa mudar percepções e aumentar a inclusão.
Esse posicionamento estratégico parte de um princípio simples, porém poderoso: empresas existem para resolver problemas reais das pessoas.
Quando a solução oferecida é envolta em um propósito maior, o valor da companhia se multiplica — e o líder à frente dela se torna agente de transformação.
A liderança com propósito é uma vantagem competitiva concreta.
Quando líderes definem com clareza por que suas empresas existem, e comunicam isso com consistência, criam um alinhamento entre seus times que fortalece a cultura organizacional.
Em um mercado em constante mudança, líderes precisam mais do que habilidade técnica ou visão estratégica. Precisam inspirar. E isso só acontece quando há autenticidade.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.