Carreira

De imigrantes a empresárias: essas 10 brasileiras reconstruíram suas vidas ao empreender nos EUA

Com histórias de superação e negócios próprios, livro “Conexão Mulher: o poder do Salto Alto” é lançado na Biblioteca Pública de Nova Iorque

Cleo Pillon, fundadora e CEO da Aegisderma e do Salto Alto Connection: “Esse livro não é apenas sobre empreender, é sobre reconstruir identidades, abraçar novos começos e mostrar que existe poder em cada o dado fora do nosso país” (Cleo Pillon /Divulgação)

Cleo Pillon, fundadora e CEO da Aegisderma e do Salto Alto Connection: “Esse livro não é apenas sobre empreender, é sobre reconstruir identidades, abraçar novos começos e mostrar que existe poder em cada o dado fora do nosso país” (Cleo Pillon /Divulgação)

Publicado em 17 de maio de 2025 às 07h57.

Última atualização em 17 de maio de 2025 às 10h10.

Cleo Pillon saiu do interior do sertão do Nordeste com R$ 200 reais e hoje tem uma marca de cosméticos nos Estados Unidos. Já Celina Bredemann decidiu empreender com afeto e café — seu Araras Coffee virou ponto de encontro de brasileiros e chegou às páginas do The New York Times. Tatiana Marzullo trocou a segurança da carteira assinada para fundar a sua própria agência de comunicação (Agência A+) no Rio de Janeiro e, anos depois, abriu uma filial em Orlando, na Flórida.

Assim como elas, outras brasileiras decidiram transformar suas histórias e realizar o tão famoso “sonho americano”. Essa coletânea de vivências chega agora às prateleiras nos Estados Unidos e em junho deve chegar ao Brasil. No dia 20 de maio, às 18h30, na Biblioteca Pública de Nova York, será lançado o “Conexão Mulher: o poder do Salto Alto”, livro escrito por dez mulheres que imigraram para os Estados Unidos e decidiram compartilhar suas trajetórias de superação, espiritualidade, empreendedorismo e empatia. A obra é publicada pela editora internacional We Book Publishing.

“Saí do interior com uma mala cheia de sonhos, e hoje, estar na Biblioteca Pública de Nova York ao lado de outras brasileiras é mais do que uma conquista pessoal - é um marco coletivo. Representa a voz, a força e a superação de tantas mulheres que cruzaram fronteiras em busca de recomeços. Assim também foi comigo, e eu valorizo profundamente essa força”, diz Pillon - que reúne nos Estados Unidos mulheres em diferentes eventos, como o chamado “Salto Alto Connection”, que traz palestras sobre os diferentes desafios das mulheres imigrantes e empreendedoras.

Um livro sobre empreendedorismo feminino nos EUA

Encabeçado por Cleo Pillon, e coordenado por sua sócia Deise Miréia, o livro vai além do relato pessoal. Ele conta o poder das conexões que mudam destinos e fortalece a rede de apoio entre mulheres que, mesmo longe do país de origem, seguem firmes em seus propósitos.

A escolha para o lançamento do livro na Biblioteca Pública de Nova York (fundada em 1895 e que abriga mais de 55 milhões de itens) reforça a proposta da obra: cruzar fronteiras, conectar histórias e ampliar horizontes nos Estados Unidos. A ocasião marca o início de uma série de ações idealizadas por Pillon e Miréia para inspirar e engajar mulheres por meio de rodas de conversa, eventos e mentorias.

“É emocionante saber que nossa história pode agora inspirar outras mulheres a darem seus próprios grandes saltos”, afirma. “Porque toda mulher tem sua força, e cada salto conta uma história”, conta Pillon.

A ideia de fazer um livro veio de um sonho antigo da sócia Miréia, conta Pillon. “No projeto Salto Alto Connection percebemos que muitas mulheres imigrantes carregam histórias de coragem e reinvenção que merecem ser registradas. Faço isso no 'Salto Alto Podcast', mas conversando com Deise eu vi a possibilidade de expandir essas histórias em um livro, como mais um canal para dar voz a essas empresárias”, afirma Pillon.

Quem são as empresárias do livro?

Cada capítulo é assinado por uma autora que representa uma área — da beleza à arte, da saúde às finanças. Em comum, todas encontraram nas conexões femininas o impulso necessário para crescer, recomeçar e liderar.

“Esse livro não é apenas sobre empreender, é sobre reconstruir identidades, abraçar novos começos e mostrar que existe poder em cada o dado fora do nosso país. É um tributo a essas trajetórias”, diz Pillon.

Conheça as autoras que compõem o livro “Conexão Mulher: o poder do Salto Alto”:

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoMulheres executivas

Mais de Carreira

Para sobressair no meio digital, aposte nestes quatro formatos de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing? Veja lista com os cargos mais bem pagos do ano

10 profissões para quem gosta de vendas e negociação

Como usar a cultura do erro para incentivar a inovação