Brasil

Paraná Pesquisas: aprovação de Lula cai para 39,2% e atinge pior patamar; reprovação sobe para 57,4%

A aprovação do governo atingiu o pior patamar desde 2023 e ficou pela primeira vez abaixo de 40%

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 23 de abril de 2025 às 08h04.

Última atualização em 23 de abril de 2025 às 08h24.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 39,2% da população e reprovado por 57,4%, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 23. Cerca de 3,4% dos entrevistados não sabem ou não opinaram sobre a gestão petista.

A aprovação do governo atingiu o pior patamar desde 2023 e ficou pela primeira vez abaixo de 40%. A pesquisa também registrou o maior índice de desaprovação.

Essa é a quarta vez na série histórica do instituto que a desaprovação supera a aprovação para além da margem de erro da pesquisa, a qual é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na comparação com o levantamento divulgado em fevereiro, a desaprovação cresceu 2,4 pontos percentuais, enquanto a aprovação caiu 2,8 pontos. As variações foram menores das observadas na pesquisa anterior, quando a avaliação negativa subiu quatro pontos.

Lula só é aprovado entre pessoas com até ensino fundamental completo e idosos

O presidente Lula enfrenta um cenário de desaprovação majoritária em praticamente todos os recortes demográficos avaliados pela Paraná Pesquisas em abril de 2025. Segundo o levantamento, os dois segmentos segmento em que Lula tem a avaliação positiva superior à negativa é entre as pessoas com até o ensino fundamental completo e pessoas com mais de 60 anos.

Nos demais grupos, a desaprovação supera a aprovação com folga. Entre homens, 61,1% desaprovam Lula, ante apenas 35,7% de aprovação. O índice negativo também é expressivo entre os evangélicos, onde 69,7% desaprovam e só 26,5% aprovam. A faixa etária dos 25 a 44 anos registra desaprovação acima de 60%. Entre quem possui ensino superior, o quadro é 63,6% de desaprovação e apenas 32,4% aprovam.

Regionalmente, o Nordeste é a única região onde Lula se aproxima de um cenário de equilíbrio, com 50,4% de aprovação e 45,4% de desaprovação. No Sul, Sudeste e no agrupamento Norte + Centro-Oeste, a desaprovação ultraa 60%.

O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado presencialmente entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2.020 pessoas de 16 anos ou mais em 160 cidades. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à I do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da I do INSS