A nova linha metroferroviária terá 41 km de extensão e 23 estações e integração com diversas outras linhas da Região Metropolitana de São Paulo
Guarulhos, em SP: Linha 14-Ônix vai conectar, pela primeira vez, as regiões do ABC Paulista e Guarulhos à zona leste da cidade de São Paulo (Leandro Fonseca/Exame)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 18 de março de 2025 às 06h01.

O leilão da concessão da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( TM ), previsto para dezembro de 2025, vai resultar na construção da Linha 14-Ônix, que vai conectar, pela primeira vez, as regiões do ABC Paulista e Guarulhos à zona leste da cidade de São Paulo, com investimento estimado de R$ 13,1 bilhões.

O projeto tem a dinâmica do que se chama de investimento cruzado no mercado de concessões. A empresa deverá operar e investir em melhorias em um ramal já existente (a Linha 10-Turquesa), ao mesmo tempo que terá que construir e operar um novo ativo (a Linha 14-Ônix).

Veja também

A nova linha metroferroviária terá 41 km de extensão e 23 estações e integração com diversas outras linhas da Região Metropolitana de São Paulo: 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera), 10-Turquesa (ABC), 11-Coral (Corinthians-Itaquera), 12-Safira (São Miguel Paulista), 13-Jade (Bonsucesso) e 15-Prata (Sapopemba).

“Nosso objetivo é oferecer um transporte público integrado, ível e sustentável. A nova estrutura também permitirá conexões diretas com outros modais, ampliando o o da população a diferentes regiões do estado de forma mais rápida e integrada. A construção da Linha 14 representa um marco da nossa gestão”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

A nova linha terá duas estações com trecho elevado, 18 com estações subterrâneas e três estações na superfície. A estimativa é que o projeto será concluído em até 10 anos, até 2040, com a implementação dividida em três fases.

A linha permitirá viajar de Guarulhos ao ABC em 1h30, com intervalos de 5 minutos.

Além da construção da linha 14-Ônix, o projeto inclui a modernização da Linha 10-Turquesa, com mais R$ 6 bilhões em investimentos. O Lote ABC-Guarulhos faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O projeto teve as audiências públicas concluídas no início de março, com previsão de publicação do edital no terceiro trimestre de 2025.

Os estudos para viabilizar a concessão da Linha 14-Ônix e da modernização da Linha 10-Turquesa estão sendo realizados pela International Finance Corporation (IFC), instituição do Banco Mundial voltada ao desenvolvimento do setor privado em mercados emergentes, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Mundial.

Veja quais serão as estações da futura linha 14-Ônix

Acompanhe tudo sobre:MetrôsTMConcessõesInfraestrutura
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Desperta

Fique ligado

Nos acontecimentos mais relevantes do Brasil e mundo.

Inscreva-se agora

Mais de Brasil

Mais na Exame