Rodizio em SP: O dia de rodízio de cada placa é definido pelo último dígito numérico da placa do veículo (Julio Gomes/Exame)
Redação Exame
Publicado em 7 de abril de 2025 às 14h38.
Última atualização em 7 de abril de 2025 às 16h33.
A cidade de São Paulo possui um sistema de rodízio de veículos com o objetivo de reduzir o tráfego e melhorar a mobilidade urbana. Criado em 1997, a regulamentação municipal funciona em duas zonas distintas da cidade, que são conhecidas como Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC).
O dia de rodízio de cada placa é definido pelo último dígito numérico da placa do veículo. O rodízio é aplicado de segunda-feira a sexta-feira, excluindo os feriados, de 7h às 10h, e de 17h às 20h.
O rodízio de SP funciona a partir de uma regra que estabelece a rotatividade de carros e caminhões na rua para diminuir a circulação de veículos em horários de pico na cidade. Esse controle acontece de acordo com o final da placa do carro em dias fixos, durante os dias úteis da semana.
A ideia é que os veículos no dia de sua placa não tenham o a ruas e avenidas, geralmente de muito movimento e, localizadas, especialmente, nas zonas centrais da cidade, durante determinados horários do dia.
Em São Paulo, o rodízio de veículos vale de 7h às 10h, e de 17h às 20h.
Delimitação das vias:
1. Marginal do Rio Tietê, entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
2. Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
3. Avenida dos Bandeirantes, em toda a extensão;
4. Avenida Afonso D’Escragnole Taunay, em toda a extensão;
5. Complexo Viário Maria Maluf, em toda a extensão;
6. Avenida Presidente Tancredo Neves, em toda a extensão;
7. Avenida das Juntas Provisórias, em toda a extensão;
8. Viaduto Grande São Paulo, em toda a extensão;
9. Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf;
10. Avenida Salim Farah Maluf, em toda a extensão.
Não. Qualquer veículo que circular no dia que não é permitido será multado, independentemente da cidade de origem da placa.
Desrespeitar o rodízio em São Paulo é considerado uma infração de trânsito grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para quem circula com o veículo em horários e locais s é de R$ 130,16 e a penalidade inclui a aplicação de quatro pontos na carteira de habilitação do condutor.
Além de São Paulo, algumas cidades e países ao redor do mundo também implementaram sistemas de rodízio de veículos como medida para combater o congestionamento e a poluição. Cidades como Cidade do México, Bogotá, Pequim e Atenas adotaram sistemas similares em determinadas áreas para controlar o tráfego.
Algumas categorias de veículos estão isentas do rodízio em São Paulo. São elas:
Para solicitar isenção do rodízio, o proprietário do veículo deve solicitar o pedido no site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, na opção “Isenção de Rodízio”.
O rodízio para veículos pesados, como caminhões, segue um sistema diferente. Eles têm horários s para circulação em algumas vias da cidade. As restrições geralmente se aplicam durante os horários de pico e variam conforme o tamanho e o tipo do veículo. O objetivo é evitar que caminhões causem congestionamentos em áreas urbanas mais movimentadas.
Alguns aplicativos oferecem serviços de auxílio aos motoristas para evitar multas de rodízio em São Paulo. É possível utilizar o Waze e Google Maps.
Após inserir sua placa, você pode utilizar o aplicativo para fugir do rodízio. Basta traçar a sua rota que ele retornará com rotas alternativas se seu veículo estiver dentro das restrições.
Apesar do Waze dar a possibilidade de cadastrar a placa e fazer rotas alternativas às áreas de rodízio, o aplicativo não disponibiliza o mapa completo da área de rodízio, como esse que exemplificamos na imagem acima.
Entretanto, sempre que você estiver em uma área de rodízio e usar o Waze para se guiar, ele te avisará das condições, sendo possível traçar um caminho que não e por radares. Mas lembre-se, se você estiver em uma área de rodízio e ar por um carro da CET com câmeras, nenhum caminho alternativo poderá evitar essa multa.
Após aprender como cadastrar uma placa no Google Maps, basta traçar sua rota que o aplicativo retornará com um caminho possível.
Existem algumas formas de saber se você está em uma área de rodízio, veja só:
Além disso, essa é a lista com as principais vias de São Paulo que estão sujeitas ao rodízio, e que pode te ajudar a identificar onde é possível circular nesses dias:
Há suspensão do rodízio de São Paulo em todos os dias de feriado que caem durante a semana e, também, em feriados prolongados específicos, como o Carnaval. Além disso, também é suspenso o rodízio em algumas exceções, como, por exemplo, greves no sistema do transporte público ou até mesmo por conta de fortes chuvas.
Nestes casos, a suspensão do rodízio é amplamente divulgada nos noticiários e em placas digitais pela cidade.