Brasil

Brasil baterá recorde de turistas estrangeiros neste ano, prevê Embratur

País deverá receber 8 milhões de viajantes neste ano e superará meta de 2027

Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (Leandro Fonseca/Exame)

Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (Leandro Fonseca/Exame)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 19 de maio de 2025 às 18h20.

O Brasil receberá este ano mais de 8 milhões de turistas estrangeiros, um número recorde que vai superar a meta estabelecida para 2027, segundo projeções divulgadas nesta segunda-feira, 19, pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O órgão estatal precisou revisar suas metas após constatar que, somente entre janeiro e abril de 2025, entraram no país 4,4 milhões de turistas, um recorde para o período e um número 51% superior ao do mesmo período do ano ado.

“Sem nenhuma dúvida, este ano receberemos mais de 8 milhões de visitantes estrangeiros, que é a meta que tínhamos para 2027”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O número de turistas estrangeiros que visita o Brasil saltou de 5,9 milhões em 2023 para o recorde de 6,8 milhões em 2024, segundo dados oficiais.

A previsão da Embratur era de que esse número chegasse a 7,3 milhões em 2025 e continuasse aumentando gradativamente até alcançar 8,1 milhões em 2027.

“Pelos números dos primeiros quatro meses, podemos dizer que este ano teremos um novo recorde de visitantes e um novo recorde de receitas com turismo, que em 2024 somaram 7,3 bilhões de dólares”, afirmou Freixo.

Alta no verão

Após uma temporada de verão (dezembro a fevereiro) com números recordes, em abril entraram no Brasil 690 mil turistas, um salto de 72% em relação ao mesmo mês do ano ado.

“São números que reforçam nosso compromisso de transformar o Brasil no líder do turismo na América Latina”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Praticamente metade dos visitantes recebidos entre janeiro e abril veio da Argentina (2,1 milhões). O Chile, que até o ano ado era a terceira principal origem dos turistas, subiu neste ano para a segunda posição, com 333.592 visitantes, enquanto os Estados Unidos caíram para o terceiro lugar, com 305.932, segundo dados da Embratur.

Entre os países europeus se destacam Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, com 481.986 visitantes.

Freixo atribui a melhora aos esforços do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para resgatar a imagem do Brasil no exterior.

“Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade e comprometido com o futuro do planeta”, afirmou o presidente da Embratur, que também destacou o esforço do órgão para ampliar a conexão aérea com outros países.

Os dados recordes de turistas foram anunciados durante a Visit Brasil Summit, evento promovido pela Embratur no Rio de Janeiro para lançar o Plano Brasil, um novo Plano Internacional de Promoção do Turismo do Brasil para o triênio 2025-2027.

Acompanhe tudo sobre:TurismoBrasil

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à I do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da I do INSS